quinta-feira, 10 de junho de 2010

Motéis no Brasil, O Começo




No Brasil, os motéis adquiriram a característica de meios de hospedagem para encontros de casais, além da hospedagem de viajantes. Nós brasileiros temos hábitos diferentes dos americanos quando se trata de viajar de automóvel. Costumamos sair bem cedo para viajar durante o dia, não parando para dormir, exceto quando a distância a ser percorrida é muito extensa.
Em 1968 Cervando Fernades Dávila, o Pepe, inaugurou o primeiro motel de São Paulo, localizado na R. Ferraz de Vasconcelos em Itaquaquecetuba. Logo que surgiu o Playboy teve de se transformar em um clube. A medida surgiu para despistar a polícia que naquela época era responsável por manter a moral e os bons costumes. Foi só na década de 80 com o afrouxamento da fiscalização sua casa foi aberta para o público em geral e viu as filas de carros lotarem a porta do motel.
Desde que as redes internacionais de hotéis chegaram ao Brasil, no fim da década de 90, a oferta de hoteleira de qualidade por preços menores, sobretudo nos finais de semana, aumentou sensivelmente. Para os clientes passou a valer mais a pena se hospedar por 24 horas em um hotel bem localizado, ambiente clean e lençóis cheirosos do que ter de enfrentar filas na beira de estrada ou marginais para passar três ou quatro horas em um quarto onde ja estiveram ou ainda estarão outros vários casais naquele mesmo dia.
Uma das tendências hoje é a diminuição do erotismo nas suítes e criar apartamentos que poderiam tranqüilamente estar na casa de um executivo solteiro classe A. A nova cara das suítes atrai um novo público os estudantes universitários é comum a presença deles em sua maior parte sozinho ou com os pais enquanto não encontram uma república definitiva. De acordo com José Carrera presidente da Associação Paulista dos Motéis o "Hoje o motel é um local para se hospedar como outro qualquer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário